Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo. Acredito que o investir em conhecimento é um traço do mundo em constante mudança, que afeta várias áreas incluindo a educação e o ensino.
Porém, a escola de hoje, enfrenta vários desafios,e, o maior deles para mim é o educar para o pensar.O uso da tecnologia em sala de aula, pode e deve gerar mudanças.É necessário sim, mesmo que muitas vezes ocorra o fracasso cada vez mais aprender e o que é essencial; aprender a aprender para depois ensinar e assim colocar em prática o nosso planejamento para alcançarmos uma meta.No entanto, é pertinente a indagação, para um mundo em constante mudança, qual a ferramenta ideal ? Que professor? Qual aluno ?
Tais indagações são motivadoras, propiciando ao educando um leque de reflexões, e a cada momento que passa , chego a conclusão que a escola não detém o monopólio do saber e que informações e conhecimento, andam juntos,no entanto, uma difere da outra e ambas são necessários.
Fica o sentimento de que a utilização das tecnologias em sala de aula pode sim também desumanizar toda a relação professor-aluno, pois em alguns casos,é esse sentimento que gera no mundo atual. Não podemos jamais abandonar outras tecnologias, pois todos os recursos são válidos, desde que realmente crie a possibilidade para o educador transformar-se, interagindo com todos e aumentando suas chances de alcançar uma verdadeira relação ensino-aprendizagem.
" Não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na Internet e deixar de lado outras tecnologias.
A chave do sucesso está em integrar a Internet com as outras tecnologias- vídeo, televisão, jornal.computador. Integrar o mais avançado com técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova,criativa, aberta."
José MANUEL Moran
Parabéns! Gostei bastante da sua postagem, pois atualmente estou fazendo uma pesquisa sobre esse tema e achei muito interessante seu ponto de vista.
ResponderExcluir