quinta-feira, 8 de julho de 2010

Usando as mídias em sala de aula. Pontos positivos e negativos.



Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo. Acredito que o investir em conhecimento é um traço do mundo em constante mudança, que afeta várias áreas incluindo a educação e o ensino.
Porém, a escola de hoje, enfrenta vários desafios,e, o maior deles para mim é o educar para o pensar.O uso da tecnologia em sala de aula, pode e deve gerar mudanças.É necessário sim, mesmo que muitas vezes ocorra o fracasso cada vez mais aprender e o que é essencial; aprender a aprender para depois ensinar e assim colocar em prática o nosso planejamento para alcançarmos uma meta.No entanto, é pertinente a indagação, para um mundo em constante mudança, qual a ferramenta ideal ? Que professor? Qual aluno ?
Tais indagações são motivadoras, propiciando ao educando um leque de reflexões, e a cada momento que passa , chego a conclusão que a escola não detém o monopólio do saber e que informações e conhecimento, andam juntos,no entanto, uma difere da outra e ambas são necessários.
Fica o sentimento de que a utilização das tecnologias em sala de aula pode sim também desumanizar toda a relação professor-aluno, pois em alguns casos,é esse sentimento que gera no mundo atual. Não podemos jamais abandonar outras tecnologias, pois todos os recursos são válidos, desde que realmente crie a possibilidade para o educador transformar-se, interagindo com todos e aumentando suas chances de alcançar uma verdadeira relação ensino-aprendizagem.

" Não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na Internet e deixar de lado outras tecnologias.
A chave do sucesso está em integrar a Internet com as outras tecnologias- vídeo, televisão, jornal.computador. Integrar o mais avançado com técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova,criativa, aberta."
José MANUEL Moran

Um comentário:

  1. Parabéns! Gostei bastante da sua postagem, pois atualmente estou fazendo uma pesquisa sobre esse tema e achei muito interessante seu ponto de vista.

    ResponderExcluir