domingo, 5 de setembro de 2010

Você conhece o "poder" das fibras ? Não, então vou lhe contar...

 Olá, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade das fibras em nosso organismo. Os médico e nutrólogos não cansam de dizer que fibras fazem um bem tremendo ao organismo. Seu benefício mais conhecido é a melhora do funcionamento intestinal.
 Quando esse órgão trava as consequências ruins aparecem na pele,na disposição e até na imunidade.Pesquisas mostram que o intestino produz 80% das nossas defesas imunológicas.
 Mas os brasileiros andam ingerindo menos fibras do que deveriam. Com base em dados estatísticos, o consumo nacional de fibra está abaixo da faixa recomendada de 21 a 28 gramas , para as mulheres , e de 30 a 38 gramas para os homens. O resultado é uma epidemia de obesidade, prisão de ventre e outros problemas.
  Sendo assim, a ingestão diária de fibras e  muito líquido se fazem necessários.
  Ótima semana pessoal, e, até mais.
  Heloísa Fidélis Gama

sábado, 24 de julho de 2010

Atividade 9 - Tudo só está começando

   Para mim, ser uma professora aprendiz foi e é uma grandiosa oportunidade e sinto-me privilegiada. Reconheço que tal capacitação se fez necessária e que mesmo com minhas limitações,  alcancei o tão esperado aprendizado.
  Espero que todo o processo sirva como elemento facilitador para uma educação de qualidade. Que fique bem claro, que a tecnologia só é bem vinda, quando acompanhada da razão,que a mesma não nos torne meros "mercenários"e sim , seja uma aliada em um mundo real que a cada instante se torna mais virtual. Assim, meu maior desejo, é que homens, mulheres, crianças e idosos possam ser inseridos nesse "novo mundo" para que não criemos mais disparidades sociais  que as já existentes.
 Minha esperança, é, que nunca nos esqueçamos que assim como a porta da verdade, ninguém é dono do saber, que todos nós temos uma outra metade ( verdade) e que devemos ser humildes em reconhecer que apredizagem é um processo mútuo e tudo só dá certo com muito carinho,dedicação,humildade e muita vontade, porque o importante não o que os outros pensam de mim, mas o que vou fazer para melhorar a vida de outros.
 Continuarei em busca do saber, pois, só assim, serei uma profissional melhor e como disse no início do curso de TICs,minha expectativa final, continua, de que ao término de todo o processo, queira o criador que ao olhar para trás, tenha sido eu, uma professora mais fascinate; porque brilhante tem que ser o futuro daqueles que passarem por mim.
 Como a fênix, estou sempre, renascendo.
 Um abraço para meus maravilhos colegas de curso.
       Heloísa Fidélis.

Ainda vale persistir!!!

  Boa noite pessoal!!!
   Estamos chegando ao final ( ou começo ? ) e hoje vou falar um pouco sobre minhas dificuldades,desempenho e participação no curso de TICs.
   É muito difícil  realizar uma auto-avaliação, porque na maioria das vezes cometemos exageros. Sendo assim, me auto-avaliar não é tarefa fácil, mas, vou tentar.
  Inicialmente foram muitas as dificuldades e também muitas expectativas. Porém, o que logo me chamou atenção, foi a elaboração do material didático e posteriormente toda a turma, que tinha como eu, muita, muita vontade de aprender.
                                                          Meu desempenho posso dizer que foi fruto de uma equipe ( turma) coesa e uma tutora realmente interessada em mostrar o caminho do conhecimento, além, é claro de minha persistência. Muitos foram os obstáculos como já mencionado anteriormente, mas, a vontade de aprender para ensinar, foi maior. Assim, concluo mais uma atividade com saudades de tudo que passou e em festa por tudo que está por vir.
                                                       " Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra!
                                                         Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
                                                          Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."
                                                         Charles Chaplin

Dia do Amigo!!!

Amigo



Procuro amigos...

E os procuro nos olhos,

Para tê-los na percepção da visão vista

Procuro amigos...

Amigos sinceros... mas, não precisa ser a minha sinceridade

Porque essa já é viciada aos meus conceitos.

Amigos leais... Mas que essa lealdade seja franca fiel e honesta,

Aos seus compromissos não aos meus.

Procuro amigos...

Amigos cúmplices... mas que sejam cúmplices em sua totalidade,

Que por vezes sejam co-autores de meus “delitos”,

Ou que por vezes sejam parceiros sócios de minha “legalidade”.

Procurou amigos alegres... mas que sejam intimamente felizes,

E que essa alegria manifestada inspire, contentamento,

Jovialidade e satisfação prazerosa de bem viver.

Procuro amigos...

Procuro amigos hospitaleiros... mas que não me hospedem

Em seus corações por bondade, ou caridade, mas por mera satisfação.

Procuro amigos solidários... Mas que não se responsabilizem por meus problemas

E sim partilhem as minhas opiniões, e com isso suavizem meus dilemas.

Procuro amigos para compartilhar o dom da amizade... E os procuro na alma

Porque ai encontro certo à veemência dos sentimentos, e as generosidades dos corações.



“A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.”



“Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.”



“Os amigos têm tudo em comum, e a amizade é a igualdade.”






Heloísa Fidélis e Simone Gomes / Julho de 2010







terça-feira, 20 de julho de 2010

As múltiplas formas de Aprender

A sala de aula não é mais a mesma. A tecnologia, outrora restrita às aulas de informática, passa a fazer parte do cotidiano de alunos e professores. O novo profissional é capaz de transformar o espaço escolar, modificar e inovar o processo de ensino aprendizagem.
Esses são os principais pontos do pensamento de José Manuel Moran, doutor em comunicação pela USP, avaliador de cursos à distância no MEC e coordenador de EAD da Faculdade Sumaré de São Paulo.
Essa entrevista está no site abaixo.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/positivo.pdf

Yellow Submarine Projeto Amora 1

Apresentando um novo projeto: Projeto Amora

O descompasso entre a prática pedagógica e a ânsia infantil em descobrir o mundo, identificado pelo pensador-educador Rubem Alves em inúmeras obras, começa a se amenizar em um projeto criado e desenvolvido pelos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC). Implementado junto aos alunos da 5ª e 6ª séries, crianças entre 10 e 12 anos, o Projeto Amora lançou suas sementes em 1996, e prossegue até hoje na forma de uma reestruturação curricular que subverte a relação tradicional professor-aluno, integrando o uso das novas tecnologias de informação ao currículo.
 O Projeto, por sua vez, pretende construir conhecimento a partir da inter-relação entre as múltiplas facetas das diferentes áreas do conhecimento, o que propicia a quem o constrói, uma visão ampla e interacional da realidade, também muito apreciada por integrar, criativamente, afeto e cognição”.
Dentro das programações do MEC/ProInfo, o Projeto Amora é hoje uma referência de projeto alternativo de aprendizagem via tecnologia.

Projetos pedagógicos e softwares educativos

Concordamos que o projeto político é o pano de fundo para a escolha de um software educacional.


É o projeto que delinea todos as possibilidades imagináveis ou não. Necessário se faz que nós educadores entendamos que a escolha de um software educacional requer um trabalho complexo que envolve além de profissionais ligados à informática, a interdisciplinaridade, tendo sobretudo como meta o aluno.

" Portanto, o desafio é dar nova vida ao curriculo da escola. Para isso, a formação do professor tanto para aqueles que estão em exercício como pra aqueles que se estão preparando nos cursos superiores é imprescindível.

Mas não podemos deixar de apontar que existe também, muito premente, a necessidade de repensar a estrutura do sistema de ensino, propiciando a concretização dos princípios educacionais fundamentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais."

(Maria Elisabette Brizola Brito Prado)



Professoras Heloísa Fidélis e Simone Gomes

15 Motivos para a inserção do computador na educação

1. Enriquecer o ambiente de aprendizagem.

2. Possibilitar ao aluno a construção do conhecimento.

3. É um meio didático eficiente.

4. Motivar e despertar a curiosidade do aluno.

5.  Resolver problemas.

6. Fazer pesquisas.

7. Motivar à leitura.

8. Ensinar a pensar.

9. Aproximar a outras culturas.

10. Organizar informações.

11. Propiciar a mudança do instrucionismo para o construcionismo.

12. Capacidade de animação.

13. Propiciar a criatividade do aluno.

14. Contribuir para o desenvolvimento mental.

15. Tornar o aluno capaz de abstrair informações. 
                                                                          (JOSÉ ARMANDO VALENTE )

Novos professores propiciando novas linguagens

Se levarmos ao "fundo" tal questão, o professor é visto como o grande "vilão" de todo o processo ensino-aprendizagem não alcançado ou como diríamos , "obsoleto" proposto.
O tipo de escola que oferecemos não  é mais suficiente para os alunos que depois serão inseridos no mercado de trabalho. O papel educativo é dar rumo, um sentido na vida desses alunos.
Não proponho a exclusão do texto impresso, e sim a adequação de novas linguagens (DVD, Internet, televisão. mp3...),é preciso que nós professores entendamos que informação e conhecimento caminham juntos, e como já mencionei anteriormente,uma difere da outra e ambas são necessárias.
Fico imaginando como deve ser complicado para o aluno estudar conteúdos do século XIX, com professores do século XX que ainda resistem e não perceberam (ou não querem), que estamos no século XXI. Por outro lado, entendo também meus colegas, que não tem culpa se o sistema ainda não entendeu que a escola tem que se restaurar e isso fica difícil quando ainda se prioriza a quantidade das aulas e não a qualidade das mesmas, o material didático oferecido e pronto e não produzido pelo professor, os alunos que decoram e não os que pesquisam, elaboram e escrevem.
Eu sei que a cabecinha do aluno  não é sequencial, que o texto impresso vai continuar, mas é necessário cuidar desse aluno e da mesma forma de nós professores.
E cuidar do professor vai muito além de criticá-lo, é aceitar aquele que chega com novas ideias, que queira revolucionar, transformar "saberes" em "re- mix".
É muito fácil falar o que se tem que fazer, quando se está como "mero" espectador, por isso aplaudo a todos os colegas, os do século XIX, XX e XXI e os próximos que virão, pois a maioria de nós, somos frutos ou vítimas de muito descaso, de ambientes de trabalhos muitos ruins, salários horrorosos...
Porém, não podemos nos esquecer de que é necessário mexer com novas linguagens, pois a língua hoje não é dos gramáticos  e sim de quem usa a internet.
                                                                                                                   Heloísa

Amazônia, Insônia do Mundo

Professoras: Heloísa Fidélis e Simone Gomes

Olá, tudo bem?
Hoje postaremos a elaboração e desenvolvimento de um plano de aula como atividade do curso de TICS do NTE de Campos.




Nível de Ensino: Fundamental II

Ano de Escolaridade:7º

Tempo Previsto: 4 aulas

Tema da Aula: Meio Ambiente

Disciplina: Geografia e Língua Portuguesa

Matéria: Amazônia: Respeito ao Meio Ambiente



Justificativa:

O desmatamento, a caça de animais ameaçados de extinção e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Cuidar do meio ambiente deve fazer parte de nosso dia-a-dia.



Objetivo:



1. Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

2. Desenvolver e estimular a criatividade do aluno.

3. Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.



Motivação: Conversa informal com os alunos sobre o tema e apresentação do vídeo criado a fim de fazer com que os eles reflitam através das imagens, sobre os problemas causados no meio ambiente devido exploração da Amazônia.



Metodologia: Primeiramente haverá em sala de aula a apresentação do tema através de conversa informal entre professores e alunos. Depois disso, as professoras farão a apresentação do vídeo: Amazônia, Insônia do Mundo, para a turma.

Partindo do vídeo apresentado, os alunos pesquisarão sobre o tema e produzirão pequenos textos e apresentarão slides.

Na próxima aula, na sala multimídia, haverá um debate sobre o assunto e posteriormente, a apresentação dos slides.



Procedimento de Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com a participação, no projeto

terça-feira, 13 de julho de 2010

O passo

http://www.youtube.com/watch?v=H1nVzbHtRAw
  O passo foi criado por Lucas Ciavatta. É  um método educacional que envolve novas ferramentas para se alcançar o aprendizado entre outras, o equilíbrio. O corpo é integrado na sistematização e construção musical. O passo trabalha também a estrutura do corpo, a música, o movimento e o ritmo.
    É possível que o educador  de outra área que não esteja relacionada à música apresente para os seus alunos a possibilidade de trabalhar com as tecnologias.
   O aluno deve se entregar a dança, deixar que o equilíbrio e a melodia, se unem em um movimento que pode ser percebido por todo o corpo.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Objetos de aprendizagem a serviço do professor


Olá,hoje vamos falar sobre objetos de aprendizagem a serviço do professor.E você, sabe o que é um objeto de aprendizagem, ou, conhece alguns? Não ? Então embarque nessa...
Objeto de aprendizagem para mim é tudo aquilo que possibilita em diferentes contextos com o uso de várias ferramentas( recursos)disponíveis ao professor uma nova maneira de dinamizar suas aulas e consequentemente o ensino-aprendizagem e levar o educando ao saber de uma forma mais prazerosa.
Gostaria de compartilhar alguns instrumentos de aprendizagem disponíveis e como são muitos, escolhi somente três.O Lab Virt, o dominío público e o Rived:
http://www.dominiopublico.org.br/

http://www.rived.mec.gov.br/

http://www.labivirt.fe.usp.br/

Veja mais detelhes sobre objetos de aprendizagem na entrevista de Celso Nunes. Para isso, clique no link abaixo:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx

Usando as mídias em sala de aula. Pontos positivos e negativos.



Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo. Acredito que o investir em conhecimento é um traço do mundo em constante mudança, que afeta várias áreas incluindo a educação e o ensino.
Porém, a escola de hoje, enfrenta vários desafios,e, o maior deles para mim é o educar para o pensar.O uso da tecnologia em sala de aula, pode e deve gerar mudanças.É necessário sim, mesmo que muitas vezes ocorra o fracasso cada vez mais aprender e o que é essencial; aprender a aprender para depois ensinar e assim colocar em prática o nosso planejamento para alcançarmos uma meta.No entanto, é pertinente a indagação, para um mundo em constante mudança, qual a ferramenta ideal ? Que professor? Qual aluno ?
Tais indagações são motivadoras, propiciando ao educando um leque de reflexões, e a cada momento que passa , chego a conclusão que a escola não detém o monopólio do saber e que informações e conhecimento, andam juntos,no entanto, uma difere da outra e ambas são necessários.
Fica o sentimento de que a utilização das tecnologias em sala de aula pode sim também desumanizar toda a relação professor-aluno, pois em alguns casos,é esse sentimento que gera no mundo atual. Não podemos jamais abandonar outras tecnologias, pois todos os recursos são válidos, desde que realmente crie a possibilidade para o educador transformar-se, interagindo com todos e aumentando suas chances de alcançar uma verdadeira relação ensino-aprendizagem.

" Não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na Internet e deixar de lado outras tecnologias.
A chave do sucesso está em integrar a Internet com as outras tecnologias- vídeo, televisão, jornal.computador. Integrar o mais avançado com técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova,criativa, aberta."
José MANUEL Moran

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Conhecendo uma Webquest




Olá, vocês conhecem uma Webquest?

O conceito de Webquest foi criado em 1995, Bernie Dodge, um professor da Universidade estadual da Califórnia,EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
Dodge a define assim:
" WEBQUEST é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com os alunos interagem provém da Internet"
Uma Webquest serve como mais uma ferramenta de apoio ao professor para tornar suas aulas dinâmicas e interativas, usando recursos de comunicação disponíveis na Web.
Aprender uma Webquest foi impactante. Ela direcionou todo um trabalho que já realizava com meus alunos.
A partir de uma oficina ( no curso de TICs ), que nossa turma participou e da criação de uma Webquest, tenho muito mais clareza para preparar,apresentar,direcionar e avaliar os trabalhos dos meus alunos.
Claro que não será o único recurso que utilizarei como prática pedagógica,mas, com certeza essa metodologia será inserida em minhas aulas.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

hipertexto

Pela Internet



Composição: Gilberto Gil
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...

Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão

Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular

Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar...